Núcleo Experimental visita textos de Neil Bartlett em Eu sei exatamente como você se sente

SOBRE O EVENTO

Início: 17/04/2018 21:00h
Fim: 30/05/2018 21:00h
Onde: Teatro do Núcleo Experimental - Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda - SP

“A tendência, hoje em dia, no teatro, parece ser a de fazer tudo cada vez maior. Maior e mais caro e mais cheio de parafernália – especialmente parafernália visual. Em contraste, eu ainda continuo extremamente fascinado por aquilo que a voz humana pode alcançar sozinha” – Neil Bartlett

 

Considerado um dos artistas mais prestigiados do teatro britânico a discutir a questão da homoafetividade, o dramaturgo, diretor e tradutor Neil Bartlett tem suas obras investigadas pelo Núcleo Experimental em Eu sei exatamente como você se sente. O espetáculo estreia no dia 17 de abril, no Teatro do Núcleo Experimental, e segue em cartaz até 30 de maio, com sessões às terças e quartas-feiras, às 21h.

A montagem parte dos solos “Onde está o amor?”, “É pra isso que servem os amigos”, “O que você vai fazer?”, “Improvável” e “O meu amor é forte assim” para apresentar depoimentos do próprio Barlett sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea. O medo da agressão e da homofobia, o desejo e a necessidade de uniões afetivas, o relacionamento com os pais e (eventualmente) os filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs, o estigma do HIV são algumas das muitas das questões discutidas em cena.

“Essas obras, assim como muito do meu trabalho, estão particularmente preocupadas em transmitir ternura, dignidade, paixão e coragem. Ao enfatizar o simples ato de falar – falar em voz alta – elas nos fazem lembrar (eu espero) que essas qualidades ainda são – mesmo que a cultura vigente queira dizer o contrário – a base da nossa experiência comum nesta vida”, reflete o autor.

Numa encenação pautada pela simplicidade, os atores Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula são acompanhados ao vivo pelo pianista Rafa Miranda e pelo violoncelista Felipe Parisi.

Sobre Neil Barlett

Em atividade desde o início dos anos 80, o britânico Neil Barlett tem se dedicado a combater o preconceito e a intolerância – especialmente a homofobia –, mas também a abraçar outros temas muito caros ao universo LGBTT, como o significado do amor homoerótico, a epidemia de AIDS iniciada nos anos 80 e o que significa ser soropositivo hoje em dia, a solidão nas grandes cidades, a cena e a noite gays. Nesses 40 anos de atividade, ele produziu uma série de pequenos solos para teatro, geralmente interpretados por ele mesmo.

SINOPSE

A partir dos monólogos “Onde está o amor?”, “É pra isso que servem os amigos”, “O que você vai fazer?”, “Improvável” e “O meu amor é forte assim”, do dramaturgo britânico Neil Barlett, a peça cria uma colcha de depoimentos do próprio autor sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea. São discutidos temas como o medo da homofobia, o desejo e a necessidade de uniões afetivas, o relacionamento entre pais e filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs e o estigma do HIV.

FICHA TÉCNICA

Textos: Neil Barlett

Direção: Inês Aranha e Zé Henrique de Paula

Direção Musical: Rafa Miranda

Elenco: Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula

Músicos: Rafa Miranda (piano) e Felipe Parisi (violoncelo)

Iluminação: Fran Barros

Cenografia e visagismo: Zé Henrique de Paula

Produção: Claudia Miranda

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

Eu sei exatamente como você se sente

Teatro do Núcleo Experimental - Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda

Temporada: de 17 de abril a 30 de maio

Às terças e quartas-feiras, às 21h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Capacidade: 65 lugares

Informações: (11) 3259-0898

MAPA

Clique para habilitar o mapa
Teatro do Núcleo Experimental - Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda - SP