CIA UM de Teatro estreia Dom Quixote, uma livre adaptação do clássico de Miguel de Cervantes, no Teatro Cacilda Becker e no Centro Cultural da Vila Formosa

SOBRE O EVENTO

Início: 05/10/2019 16:00
Fim: 27/10/2019 16:00
Onde: Teatro Municipal Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa

CIA UM de Teatro estreia Dom Quixote, uma livre adaptação do clássico de Miguel de Cervantes, no Teatro Cacilda Becker e no Centro Cultural da Vila Formosa 

Espetáculo dirigido por Rodrigo Audi transporta clássico para um hospício, onde Dom Quixote se depara com um mundo imaginário e esquecido em meio a solidão e a distância dos parentes. Elenco traz Angela Ribeiro, Carú Lima, Hercules Morais, João Attuy e Rita Pisano

 

Livremente inspirada na obra-prima do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), Dom Quixote, com direção de Rodrigo Audi, estreia no Teatro Cacilda Becker, de 5 a 27 de outubro, e em seguida, cumpre uma nova temporada no Centro Cultural da Vila Formosa, entre 2 e 23 de novembro. Pensada para agradar a todos os públicos, sobretudo crianças e idosos, a peça tem elenco formado por Angela Ribeiro, Carú Lima, Hercules Morais, João Attuy e Rita Pisano.

A trama narra as aventuras de um homem, interno de um hospício, apaixonado por livros, que decide tornar-se um cavaleiro andante, sob a alcunha de Dom Quixote, com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem as opressões do mundo. Ele terá por companhia o fiel enfermeiro Sancho Pança, que se torna, nas mais diversas aventuras por uma Espanha atemporal, seu fiel escudeiro. 

 

Juntos, eles se deparam com um mundo imaginário esquecido em meio a solidão e distância dos parentes que vivem na metafórica e plástica sociedade pragmática contemporânea. Assim como no clássico de Cervantes, a terceira peça da companhia lembra o espectador de que as pessoas podem criar narrativas próprias em detrimento a tanta informação superficial que já recebem pronta e esvaziada de sentido. Criar narrativas é uma maneira de entrar em contato consigo e possibilitar o alargamento de si.

A encenação aproxima a luta das crianças – contra a perda do imaginário – e de idosos – contra o esquecimento – em um diálogo afetivo, reflexivo e intergeracional, mostrando que os nossos limites e a possibilidade de superação de nossos desafios reais e imaginários são inventados por nós mesmos, pelas nossas sombras e por nossos dogmas.

Amparada na experiência da companhia na passagem de seus integrantes pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, coordenado por Antunes Filho), que tem como diferencial o debruce no teatro de classificação livre – um  infantil para adultos, um adulto para crianças –, a montagem, minimalista, privilegia a interpretação dos atores e o uso de recursos essenciais à cena, característica do trabalho do grupo, já vista nos espetáculo Oliver Twist e Agora Eu Era o Herói. 

Sobre a Cia. UM de Teatro

A CIA UM tem recebido destaque na imprensa e crítica especializada, em atividade desde 2013, é composta por artistas formados no CPT (Centro de Pesquisa Teatral do SESC), sob coordenação de Antunes Filho, um dos maiores diretores de teatro do mundo e formador de gerações de atores, dramaturgos, cenógrafos e figurinistas importantes no cenário brasileiro. O diferencial de nossa companhia é o debruce no teatro de classificação livre; "Um infantil para adultos, um adulto para crianças". Entendemos a importância de promover um espetáculo em que adultos e crianças possam se relacionar com o trabalho a partir de pontos de vistas diferentes. Tomamos o cuidado fundamental de não subestimar a capacidade das crianças em ativar imagens sensíveis e proporcionar um teatro que agrega significados para todas as faixas etárias. Os dois trabalhos anteriores do coletivo são “Agora eu Era o Herói” (2014) e “Oliver Twist” (2016).

Sobre Rodrigo Audi (Diretor Artístico)

Diretor, dramaturgo, ator e professor de interpretação. Foi, durante dez anos, integrante do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) coordenado por Antunes Filho, onde exerceu as funções de professor, coordenador dos núcleos de interpretação e de dramaturgia, além de ator nos espetáculos "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna, e "Senhora dos Afogados", de Nelson Rodrigues, ambos dirigidos por Antunes Filho. Também atuou nos espetáculos "Um Número", de Caryl Churchill, direção de Bete Coelho (2004), "Jaguar Ciber- nético", direção e autoria de Francisco Carlos (2011), "Amor de Mãe", de Elzemann Neves, com direção de Eric Lenate (2013) e "A Tempestade", de William Shakespeare, direção de Gabriel Villela (2015). Foi assistente de direção do espetáculo "Macbeth", de William Shakespeare, direção de Gabriel Villela (2012).

SINOPSE

Livre adaptação da obra de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote” recebe tradução cênica sobre um homem, interno de um hospício, apaixonado por livros, que decide tornar-se um cavaleiro andante, sob a alcunha de Dom Quixote, com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem às opressões do mundo. Ele terá por companhia o fiel enfermeiro Sancho Pança, que se torna, nas mais diversas aventuras por uma Espanha atemporal, seu fiel escudeiro.

FICHA TÉCNICA

Direção: Rodrigo Audi 

Dramaturgia: Angela Ribeiro, Hercules Morais e Rodrigo Audi 

Elenco: 

Angela Ribeiro - Sancho Pança

Caru Lima - Menino / outros

João Attuy - Rei-Doutor / outros

Rita Pisano - Dulcineia

Hércules Morais - Dom Quixote

 

Direção de Arte: Clissia Morais 

Cenografia e Adereços: Julia Armentano e Maira de Benedetto 

Figurinos: Alex Kazuo

Visagismo: Eliseu Cabral  

Desenho e operação de Luz: Junior Docini 

Trilha Sonora Original: Pedro Cury 

Pesquisa Musical: Leonardo Santiago, Pedro Cury e Rodrigo Audi

Operação de Som: Romário Lopes 

Mídias Sociais e conteúdos audiovisuais: Denis Rosa

Estagiária: Lívia Gioia 

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio 

Direção de Produção: Fernando de Marchi 

Assistente de Produção: Felipe Hofstatter 

Produção: De Marchi Produções Artísticas

Realização: CIA UM

SERVIÇO

Dom Quixote, da Cia. UM de Teatro

Duração: 60 minutos

Classificação: a partir de 6 anos

 

Teatro Municipal Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa 

Temporada: 5 a 27 de outubro, aos sábados e domingos, às 16h

Sessões extras acontecem nas quintas-feiras, dias 10 e 24/10, às 10h e às 14h30

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes

Telefone: (11) 3864-4513

 

Centro Cultural Municipal da Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa

Temporada: 2 a 23 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h 

Uma sessão extra acontece na quinta-feira, dia 21/11, às 14h

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes

Telefone: (11) 2216-1520

MAPA

Clique para habilitar o mapa
Teatro Municipal Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa